FELIZ 2011!!!!! - vejam o reflexo dos fogos no mar!!!

FELIZ 2011!!!!! - vejam o reflexo dos fogos no mar!!!
Santos - SP - na virada

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A vida (fácil?) como ela é...

Nos idos de 1950, existia (ainda existem) dois colégios na região do Bom Retiro, bairro de São Paulo. O primeiro, de meninos, chamado Liceu Coração de Jesus, ficava na Alameda Dino Bueno. O segundo, de meninas, chamado Colégio de Santa Inês, ficava na Rua Três Rios, em frente à antiga Faculdade de Odontologia. A distância entre ambos não passava de seis quarteirões.

Porém, o mais curioso é que entre os dois colégios rigorosamente religiosos, havia duas ruas pequenas e sem saída. A primeira, para baixo do Liceu, chamava-se Rua Itaboca e, paralelamente a ela, mais abaixo, ficava a Rua Aymorés. O paradoxo é que as duas ruas, entre os dois colégios mais religiosos de São Paulo à época, eram ruas de prostituição(também conhecida como “vida fácil”), descaradamente explorada por todo o tipo de gente que atua nesta, que é a mais antiga das profissões.... Sem ter noção do que ocorria nestas ruas, as meninas sempre subiam a Rua Silva Pinto do lado esquerdo e os meninos a desciam pelo lado direito para dirigirem-se aos respectivos colégios.

Em um dia que não me recordo qual era, quando eu estava descendo para pegar o bonde, após as aulas, vi que havia um bloqueio nas duas ruas de prostituição, feito pela antiga Força Pública. A Cavalaria estava lá por ordem do governo estadual – na época o governador era o sr. Lucas Nogueira Garcês. Ele ordenou que acabassem com todos os prostíbulos, e eu fiquei parado, olhando a violência e ouvindo gritos de homens e mulheres em protesto contra tal medida. O fato é que, fechando os prostíbulos não significava acabar com a “vida fácil”, que por sinal não é nada fácil, simplesmente mudaram de endereço e a profissão mais antiga do mundo prevalece até hoje...

Embora eu sinta saudades daquela época de colégio, temo que outros governos venham a agir desta maneira para acabar com os desejos dos povos... Há que se cuidar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário